rex

Procurou valorizar-se os aspectos conceptuais e formais do projecto geral de arquitetura, elaborado pela STA, criando uma imagem coerente para os espaços interiores.

Foi elaborado um programa para as Áreas comuns adequado ao posicionamento no mercado, foi seleccionada uma paleta de materiais e foram encontradas soluções de iluminação, de acústica e de ergonomia específicas a cada espaço e cada utilização.

Localizado num eixo de ligação - Avenida Ayrton Sena - dinamizador da relação entre o centro metropolitano e a Cidade da Barra, pretendia-se que este empreendimento criasse uma nova centralidade com referências de Cultura -
"Uma cidade que tem corpo e alma, presente e futuro, carÁcter e actividade com os seus lugares vivenciais" (Daciano da Costa).

O Projecto de arquitectura pretendia ser gerador da dualidade nas relações de contraste "Cross & Stress" ou tensão e equilíbrio e Tranquilidade e Vitalidade, criando pólos de animação com comêrcio, de entretenimento nas Áreas públicas e espaços verdes e de tranquilidade e silêncio nas Áreas residenciais.
Os Espaços Interiores deveriam constituir-se como "cenários de Representação" e foram desenhados sobre outras relações de contraste: A Regra e a excepção; o Efêmero e o Permanente, o Cheio e o Vazio.

Estas relações materializaram-se nas propostas de relação entre o exterior e interior atravês da alternà¢ncia de planos transparentes com planos opalinos ou reticulados, na escolha diferenciada de materiais de acordo com as tipologias dos edifícios, na variação de níveis de intensidade de luz (graduação) e tambêm de cor (temperature), na selecção de objectos adequados aos diversos contextos, nas referências de Arte Pública de carÁcter mais permanente ou mais efêmero.

Dados técnicos:.
arquitectura de interiores
Rio de Janeiro
2013
Ana Costa, Mafalda Lacerda, Maria Carvalho, Vítor Quaresma

CLIENT: EBX Holding

3D : 1825 Empreiteiros Digitais - Luca Martinucci

rex