Odebrecht

Poucas empresas no mundo têm uma cultura empresarial como a Odebrecht, uma cultura incorporada na vida das pessoas e praticada no dia-a-dia, a TEO.

O desafio lançado foi o de comunicar essa cultura pela arquitetura e de desenhar espaços qualificados para os integrantes. Foi uma aprendizagem que passou pela leitura dos livros da TEO, por conversas com Norberto Odebrecht e com alguns antigos líderes da Organização e também pela visita à sede na Bahia.

Começamos por organizar uma Normativa, que clarificava os princí­pios da arquitectura desejada e que permitia que o Projeto fosse desenvolvido por outro arquitecto e aplicado em outros edifícios futuros.

Esse Book é a síntese dessa aprendizagem, o ponto de partida para o desenvolvimento do Projeto, que espelha a preocupação com o conforto, com a iluminação, com a acústica e com a durabilidade dos materiais a aplicar em espaços onde as pessoas trabalham, convivem e vivem diariamente.

O outro desafio foi o de desenhar sobre um projeto de arquitetura pronto de Aflalo&Gasperini e com a construção a começar. As principais intervenções foram nos espaços de convivência: o Núcleo de Cultura, o Restaurante, o Lobby e o Teatro.

A conquista de espaço para o Teatro foi representativa da vontade de abertura da empresa à  comunidade, a ampliação do Núcleo de Cultura e a relação criada com o Lobby tornou-o mais presente e permeável e a proposta de um grande painel cerâmico no Restaurante procurou tornar presente elementos de vegetação. O painel foi executado pela artista ceramista Kimi Nii, a quem feita foi a encomenda de: desenhar um testemunho da Mata Atlântica, desse verde que é o Brasil, o verde para esse prédio.

Para o sucesso desta proposta, e procurando soluções técnicas que garantissem o conforto e sobriedade pretendidos, juntamos à  nossa equipe de arquitetos, especialistas em acústica, iluminação, climatização e de gestão de energia.

Dados técnicos:.
Arquitectura de interiores
Butantã, São Paulo, Brazil
2011 - 2013
Ana Costa, Maria Carvalho, Catarina Cabral, Mafalda Lacerda, Filipe Cardoso, Nuno Teixeira, Steven Evans, Ví­tor Quaresma

CLIENT: Odebrecht Realizações Imobiliárias

PHOTOGRAPHS: Pedro Kok

 Odebrecht